Por que blogar?

Após ler os dois textos indicados: “Blogando você, seu produto…” (do livro “Blog”) e “Manifesto Cluetrain”, pude concluir que os blogs são uma maneira muito eficiente de promover alguma coisa, ou alguém. Através deles pessoas do mundo inteiro, utilizando-se de uma linguagem simples e cotidiana, se comunicam e trocam experiências sobre os mais diversos assuntos. Além do mais o blog é o modo pelo qual internautas do mundo inteiro conseguem expressar suas opiniões e pontos de vista e ao mesmo tempo, se o assunto for abordado de maneira reflexiva ou de maneira que cause um ser estranhamento nos outros internautas, ele consegue atingir um número muito grande de blogueiros fiéis que leêm e discutem aquilo que foi escrito.
Através do blog é possível de construir uma imagem, ou mesmo destruí-la. Tudo depende daquilo que for publicado. Pode-se ainda lançar marcas através de um blog, ou fazer propagada dos mais diversos produtos, ou ainda causar um certo tipo de agitação entre as pessoas, ou causar um questionamento. É possível também fazer um certo tipo de marketing em seu blog e sair literalmente ganhado com isso.
O blog tavez seja uma ferramenta de comunicação eficaz pois ele procura não fazer o que as empresas geralmente fazem. Os blogs têm essas (como já mencionado antes) linguagens cotidianas, não são como muitas empresas que quando ligamos ou mesmo entramos em contato com elas, têm uma ‘resposta programada’, é como se conversasse-mos com uma máquina. Já no blog isso não acontece, justamente por causa desse tipo de linguagem utilizada. A impressão é de que estamos realmente falando com a pessoa que escreveu o blog.
Pessoalmente eu acho que o blog é realmente muito eficaz quanto ao quesito: expressão de opinião. Acho importante que as pessoas digam o que pensam e que muitas vezes, aquilo que a pessoa pensa seja discutido por outras pessoas. Talvez possa-se começar uma discussão abordando um assunto que atinja a todos e então encontrar uma solução para o problema que foi proposto no início; uma solução que a própria pessoa que escreveu o artigo não foi capaz de enxergar. Ou então algo maior. Talvez através apenas de um único post em um blog, as pessoas consigam se conscientizar a respeito de algo que esteja acontecendo e então se mobilizar.
Outro fato que acho que deve ser levado em consideração é o fato de se construir ou destruir algo à partir de um post em um blog. Ou ainda de lançar um produto novo através dele. Essa idéia do produto em específico é muito interessante. Pois milhares de pessoas têm acesso a esses textos por eles estarem na internet, logo, se você está escrevendo sobre determinada coisa e faz uma citação de algum produto, ou mesmo escreve um post apenas falando sobre aquele produto e as pessoas leêm, dependendo do que foi escrito a repercursão pode ser gigantesca.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais eu acho interessante ter um blog. Exite um texto (que já até citei neste post) chamado “Manifesto Cluetrain”, que eu realmente indico para as pessoas que ainda não leram. É um texto muito interessante que com certeza vai fazer você enxergar coisas que você antes achava apenas um pouco óbvio, de uma outra maneira.

Postado por,

Camila T. Carvalho

Deixe um comentário