Hipermídia nas Óperas

O conceito de hipermídia, criado por Ted Nelson no ano de 1960 seria a reunião de várias mídias em um suporte computacional constituídas por pequenos blocos de informação, denominados nós, e que comunicam através de links não-linearmente. Entretanto, para Lúcia Santaella “a hipermídia significa uma síntese inaudita das matrizes da linguagem e pensamento sonoro, visual e verbal com todos os seus desdobramentos e misturas possíveis.”
Pensando então neste conceito e fazendo uma ligação entre ele e o teatro, pode-se levantar uma observação interessante: O teatro grego é a forma mais antiga de união com êxito entre as muitas formas de arte que conhecemos hoje em dia, ele conjugava música e literatura.
Algum tempo depois surgiram as óperas. Wilhelm Richard Wagner, era um admirador de literatura, que se interessou por música algum tempo depois, após ouvir Beethoven, assim conciliando suas duas paixões e criando suas primeiras óperas. Entre 1848 e 1874, ele escreveu a tetralogia Der Ring des Nibelungen (O anel dos nibelungos), que é uma peça que tem uma duração de 14 a 18 horas, onde ele conseguiu manter a coerência e a unidade criando o leitmotiv, motivo carregador, que seria um trecho sonoro vinculado a um personagem, objeto ou ação recorrente. Porém é mais complexo do que parece; Wagner faz um complexo jogo de sons de acordo com o que acontece em cada cena.
O legado que Wagner deixou foi tão grande que ele é tido como “inventor da música de cinema”, mesmo antes da criação do mesmo. Podemos então dizer que à partir do legado deixado por Wagner, o teatro musical, que seria uma variação do que é chamado de ópera, pode ser considerado como uma linguagem hipermidiática, pois ele envolve os elementos citados por Santaella (som, visão e verbo).

Postado por,

Camila T. Carvalho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: